InZone Buds é o novo fone de ouvido gamer da Sony. O dispositivo, compatível com PlayStation 5 (PS5), PC e celulares, foi anunciado na terça-feira (10). Além de pequeno e discreto, ele promete entregar um som com baixa latência e tem bateria que pode atingir até 24 horas de uso contínuo, de acordo com a divulgação oficial. O acessório está disponível em pré-venda nos Estados Unidos por US$ 199,99, ou cerca de R$ 1.010 pela cotação atual.
Os fones de ouvido foram projetados para jogos, e por isso a Sony deu destaque na divulgação para o recurso de áudio espacial 360º, o mesmo usado nos headphones WF-1000X. Com isso, o jogador tende a obter maior imersão sonora nos jogos, em qualquer plataforma que for utilizado. O anúncio aconteceu no mesmo dia em que a companhia revelou o PS5 Slim, a evolução do seu mais recente console.
Como o aparelho é inspirado no design do videogame, ele tem linhas similares ao console e ao DualSense, e está disponível em duas opções de cores: preto e branco/preto. Os comandos de pausa, mudo e volume podem ser ativados com o toque na superfície lisa do headphone, similar ao funcionamento de um AirPods da Apple, por exemplo.
A ficha técnica do InZone Buds também inclui cancelamento de ruído ativo e modo ambiente. Neste caso, o acessório utiliza a capacidade da Inteligência Artificial (IA), criada a partir de 500 mil vozes diferentes coletadas para diferenciar o que o gamer está falando do barulho ambiente. Assim, a Sony garante que a voz do jogador estará em destaque, reduzindo o ruído ao redor de forma automática.
A IA também é utilizada para disparar pequenos sons no ouvido do usuário como forma de analisar o canal auditivo da pessoa. Assim, com o uso dos microfones de feedback, o aparelho seria capaz de perceber como o som ressoa e ajustar o áudio da melhor maneira possível para cada indivíduo por meio do uso do software para PC chamado InZone Hub.
Aliás, vale dizer que o InZone Hub também pode ser usado para personalizar os comandos de toque dos fones de ouvido, ajustar as frequências de som, configurar a equalização, além de afinar o uso do microfone e volume. O usuário pode salvar perfis de som para cada uso ou pessoa.
O estojo que acompanha os fones de ouvido, além de servir como transporte, também é uma carga extra para quando a bateria do acessório acabar. De acordo com o site oficial da Sony, o dispositivo em si apresenta uma autonomia de até 12 horas, e isso pode ser ampliado para até 24 horas com o uso da caixinha. Aliás, como mostra a imagem abaixo, a case também tem espaço para o dongle de conexão.
A conexão Bluetooth permite parear o Sony InZone Buds com um smartphone ou tablet com Android, entretanto, para jogar no PC ou no PS5, é bem provável que o usuário precisará do dongle que acompanha o produto. O estojo, como indica a imagem acima, tem até espaço para guardar a referida peça.
De acordo com a informação trazida pelo site The Verge, o InZone Buds está otimizado para jogos e, por isso, não está ajustado para outros tipos de aplicações, como ouvir música ou chamadas de voz, por exemplo. Porém, nada impede que o jogador use o produto para tais fins.
JBL Tune 770 NC: confira unboxing e detalhes do headphone
JBL Tune 770 NC: confira unboxing e detalhes do headphone