Escolher o modelo ideal de smart TV na Black Friday 2023 requer o conhecimento prévio de algumas características essenciais. O mercado brasileiro conta com diversas opções de marcas como Samsung, TCL, LG, Philips e outras, que aparecem com valores acessíveis mesmo para TVs 4K, que são as mais procuradas atualmente. Além do tamanho da tela, é importante ter atenção para as tecnologias mais recentes do mercado e que podem tornar a sua experiência muito mais imersiva. Alguns dispositivos permitem a sensação de um verdadeiro cinema em casa.
Para quem está procurando uma nova TV para assistir aos seus filmes e séries por streaming, ou mesmo se procura um display ideal para jogar com seu console ou PC, o TechTudo apresenta a seguir um guia completo que pode ajudar.
Black Friday 2023: confira data e dicas para aproveitar descontos
📝 TV QLED 55: qual modelo comprar? Veja no Fórum do TechTudo
É fundamental entender qual o principal uso que você vai dar a TV, uma vez que existem opções que atendem de uma maneira melhor cada tipo de demanda. Se você precisa de uma TV apenas para assistir filmes e séries por meio de serviços básicos de streaming ou mesmo para assistir apenas TV aberta, investir em um modelo de entrada com taxa de atualização de apenas 60 Hz pode ser o suficiente.
Já para quem assina planos mais avançados de serviços de streaming, que dão suporte a resoluções mais altas e compatibilidade com recursos como HDR e IMAX Enhanced, talvez seja fundamental considerar equipamentos intermediários. Eles são compatíveis com mais funcionalidades e isto requer maior investimento.
Se você é um jogador e utiliza um PC ou consoles como PS5, Xbox Series X e Xbox Series S, considerar soluções que tragam funções como VRR, FreeSync e taxa de atualização acima dos 120 Hz, pode mudar sua experiência positivamente. Atualmente, ainda existem soluções de marcas como LG e Samsung que dispensam a necessidade de um console ou PC para jogar, permitindo que você jogue via streaming diretamente da TV.
O tamanho da tela é mais um ponto importe a se considerar. Contudo, no mercado brasileiro, a maior parte das fabricantes conta com soluções entre 43 e 75 polegadas, de modo que, quanto maior o display, mais recursos os mesmos tendem a oferecer.
No entanto, o mercado brasileiro já conta com diversas soluções de 43 polegadas, que mesmo sendo as opções de entrada, já oferecem uma quantidade de recursos bem interessante e valores mais acessíveis. Se você quer entender qual o tamanho de TV ideal, pode utilizar este guia do TechTudo.
O sistema operacional é parte fundamental da experiência com televisores modernos, determinando também muito do que cada TV pode oferecer, além de compatibilidade com serviços. Atualmente, os principais sistemas operacionais disponíveis são:
- Android TV e Google TV: disponível em televisores de diversas marcas, o Android e Google TV são sistemas operacionais do Google que além de integração com Google Assistente e Chromecast, oferecem compatibilidade com praticamente todos os apps disponíveis para Android. A versatilidade, sem dúvida, é o ponto forte dos sistemas.
- Tizen: disponível em televisores Samsung, o Tizen é um sistema que promete oferecer uma usabilidade simples, compatibilidade com os principais serviços online e até mesmo compatibilidade com jogos via streaming em equipamentos selecionados.
- Roku TV: é um sistema pouco popular, mas que também promete ser simples de usar e traz compatibilidade com a maior parte dos serviços de streaming mais utilizados. O Roku TV está disponível principalmente em opções de entrada.
- webOS: o sistema de televisores da LG é mais uma solução bem completa que, além de oferecer acesso aos principais serviços de streaming, tem uma usabilidade única, utilizando uma espécie de ponteiro que pode ser controlado pelo controle Smart Magic da marca. O sistema webOS também apresenta compatibilidade com jogos por streaming em algumas TVs da LG.
Observar quais os recursos estão disponíveis em cada TV também é fundamental para definir qual deles escolher. Para quem procura mais qualidade de imagem, televisores com suporte a HDR e HDR10 tendem a ser mais interessantes, proporcionando mais qualidade de imagem, cores mais vivas e melhores contrastes.
A taxa de atualização do display também é um ponto interessante, principalmente para jogadores. A maior parte dos modelos do mercado oferece apenas 60 Hz de taxa de atualização, mas soluções mais avançadas podem oferecer 120 ou 144 Hz — frequências mais adequadas para quem busca fluidez em jogos de ultima geração.
Optar por TVs compatíveis com recursos como Dolby Audio pode fazer com que você tenha uma experiência sonora mais imersiva. No entanto, além da compatibilidade com o recurso, talvez seja interessante observar a potência do som, que na maior parte das vezes é de apenas 20 W, além de compatibilidade com áudio Bluetooth, o que vai possibilitar o pareamento com sistemas de som sem fios.
A tecnologia do display é mais um fator que pode impactar bastante na experiência com um novo televisor. A maior parte dos televisores do mercado utilizam a tecnologia LED, sendo este o padrão em soluções de entrada e até mesmo intermediárias.
TVs de segmentos mais avançados utilizam tecnologias como OLED, que por utilizarem um sistema diferenciado para iluminar o display, permitem que os modelos tenham um contraste muito superior aos televisores LED.
Existem ainda novas opções que têm trazido tecnologias como Mini LED. Esta é uma das soluções mais avançadas atualmente e promete oferecer mais qualidade de imagem e desempenho. Geralmente, essa tecnologia é o padrão utilizado apenas em televisores premium.
As principais marcas de televisores do mercado brasileiro são LG e Samsung, que contam com modelos de praticamente todos os segmentos. Enquanto isso, na LG encontra-se basicamente apenas o sistema operacional webOS. Já as TVs da Samsung trazem o sistema Tizen.
A TCL, por sua vez, tem trazido televisores das mais variadas categorias para o mercado brasileiro. O foco da fabricante é em soluções custo-benefício. As TVs da marca oferecem Android TV, Google TV e também Roku TV, o que faz com que apareçam nos mais variados segmentos de preço.
O mercado brasileiro conta ainda com diversas opções de marcas como Philco, Philips, Multilaser e Semp. As opções de entrada e intermediárias dessas TVs podem trazer sistema Android ou Google TV e tendem a ter recursos mais limitados e taxa de atualização de apenas 60 Hz.