No início dos anos 2000, as crianças e adolescentes do Brasil tinham um lugar marcado para se divertir: uma lan house. Em uma época em que os computadores pessoais ainda não eram tão comuns em lares, essa era a única forma de acessar a Internet, jogar games que eram febre, como Counter-Strike 1.6, e até mesmo passar horas em redes sociais que hoje nem sequer existem mais, como o Orkut.
Em um clima de nostalgia, o TechTudo reuniu nesta matéria uma lista com 8 situações que provavelmente toda criança e adolescente vivenciou em uma lan house nos anos 2000. Portanto, se você quer viajar no tempo e ter lembranças dessa época, veja a seguir alguns fatos que marcaram a vida de muitos jovens no país — será que você se identifica? Confira.
📝 Quais foram as maiores febres da Internet nos anos 2000? Veja no Fórum do TechTudo
8 coisas que todo mundo fazia em uma lan house nos anos 2000
Preparado para resgatar memórias dos seus tempos de lan house? Então acompanhe a lista a seguir. E se você conhecer pessoas que também tiveram vivências como a sua nesse tipo de espaço, não deixe de compartilhar essa matéria com elas após terminar a leitura. Confira.
1. Ficar o dia todo jogando vários games
Um dos principais motivos para ir até uma lan house era aproveitar a série de jogos que estavam instalados nos computadores. Era bem comum ver várias crianças passando dias inteiros jogando games de sucesso na época.
O mais comum era o Counter-Strike. Por conta da sua característica de jogo em equipe, era comum ouvir em uma lan house várias conversas e gritos entre os jogadores, sempre tentando fazer a melhor estratégia para vencer ou até mesmo comemorando a vitória em algum embate.
2. Ligar a webcam e as pessoas passarem atrás da cadeira
Se hoje Instagram, Facebook e Twitter são as redes sociais que dominam nossas atenções diariamente, nos anos 2000 o sucesso ficava por conta do MSN Messenger, programa focado em bate-papo, além do Orkut. Para aproveitar o máximo de funcionalidades, a webcam tinha papel interessante na conversa entre amigos.
Captar a imagem ao vivo durante um bate-papo era algo espetacular para a época e muitos utilizavam as lan houses para isso. No entanto, o espaço nem sempre era apropriado, muito por causa das pessoas que ficavam passando atrás da cadeira e que também acabavam aparecendo na transmissão.
3. Ter que pagar para ficar mais um pouco, pois o tempo de uso acabou
Para poder ter acesso aos computadores de uma lan house, era necessário fazer o pagamento por tempo. Geralmente, existia um valor fixo por 30 minutos ou 1 hora, e, quando esse tempo acabava, o usuário precisava pagar por mais tempo, caso quisesse ou precisasse voltar a usar uma máquina.
O problema é que a noção de tempo em uma lan house parecia ser diferente. Tudo passava rápido e era comum ver que muitas pessoas precisavam de pouco tempo, mas, no final, acabavam tendo que pagar pelo pacote de minutos extras, pois o tempo passou “voando”.
4. Fazer trabalhos da escola e imprimi-los na própria lan house
Como nos anos 2000 não era muito comum ter computador em casa, para fazer trabalhos de escola, por exemplo, as lan houses eram a melhor opção. Além disso, mesmo quem tinha uma máquina em casa, geralmente precisava recorrer a elas para imprimir os trabalhos, já que era ainda mais raro ter uma impressora na própria casa.
5. Reclamar que a Internet estava lenta
Você pode não lembrar, mas nos anos 2000 o termo banda larga era algo raro, principalmente nas lan houses. A Internet de alta velocidade só veio a se tornar uma realidade mais próxima do consumidor anos depois.
Por isso, uma das máximas encontradas nesses ambientes era a Internet lenta. Essa situação gerava várias reclamações, porém não havia muitas maneiras de resolver. Afinal, em uma lan house, eram diversas pessoas usando a mesma conexão de forma simultânea.
6. Usar monitores de tubo amarelados
O tipo de computador usado nas lan houses nos anos 2000 era praticamente um só: todo branco, com um super monitor de tubo. As versões mais finas, como os monitores LCD, só ficaram populares alguns anos depois.
Mas o detalhe vai para a cor com que ficavam os monitores de tubo. Na época, era comum identificar quais eram mais antigos, já que todos tinham tons amarelados. Isso acontecia porque o branco suja bastante e com várias pessoas tendo contato com o mesmo computador todos os dias, era difícil mantê-los sempre limpos. A capinha de monitor era um dos principais acessórios de PC que podiam ser utilizados para evitar esse problema.
7. Esquecer de apagar arquivos e fotos e deixá-los na área de trabalho do PC
Você costuma salvar fotos e arquivos na área de trabalho porque acha mais fácil de encontrá-los depois? Nos anos 2000, o público de lan house também fazia o mesmo, só que havia um grande problema: esquecer de apagá-los.
Isso gerava muita dor de cabeça e vários pedidos para voltar ao computador mesmo depois de ter encerrado o tempo na máquina. Mas quando outra pessoa estava no lugar, já era tarde.
8. Acabar o tempo e deixar o Orkut aberto
Pior do que deixar arquivos e fotos na área de trabalho era a falta de costume das pessoas de sair de uma conta logada. Como o Orkut era a rede social sempre mais utilizada, era comum ver as contas de outros usuários no momento de fazer login na sua própria conta.
Alguns simplesmente ignoravam e comentavam o quanto isso poderia ser perigoso, já que havia várias informações e contatos expostos ali. Mas não era difícil encontrar quem aproveitasse e desse uma espiada nas ações que o usuário esquecido estava fazendo na rede social.
E então, quais dessas 8 situações você vivenciou em uma lan house?
Veja também: 5 coisas que só quem jogou em lan houses vai lembrar
5 coisas que só quem jogou em lan houses vai lembrar