O Razer Blackwidow V3 é um teclado gamer com perfil completo, tamanho padrão, que conta com todas as teclas de atalho, função (F) e alfanumérico integral, além de controle multimídia. O modelo com fio tem teclas retroiluminadas com padrão RGB, oferece dois tipos de switches para escolha do consumidor, sendo um com som característico dos teclados mecânicos e outro mais silencioso, e traz apoio próprio para o descanso do pulso.
Como o periférico foi lançado em 2020, é difícil encontrá-lo no varejo brasileiro e, acima de tudo, saber qual é o seu preço sugerido — informação que não consta nem mesmo na página oficial do produto no site da Razer. Porém, o modelo pode ser encontrado no marketplace da Amazon por preços a partir de R$ 1.140. Os preços citados no texto foram verificados durante a apuração da matéria, no mês de janeiro de 2024.
📝 Teclado com ou sem fio? Tire suas dúvidas no Fórum TechTudo
Antes de apresentar os detalhes da ficha técnica deste teclado, é preciso ressaltar que ele já foi superado pelo modelo atual Razer Blackwidow V4 e Blackwidow V4 Pro, ambos lançados em 2023. As maiores novidades desta versão são as suas seis teclas macro-dedicadas, que podem ser personalizadas conforme a demanda do usuário.
- Perfil: Full-Size (todas as teclas)
- Switches: amarelo ou verde
- RGB: sim, com 16,8 milhões de cores
- Apoio para o pulso: sim
- Teclas para mídias: sim
- Memória integrada: sim, até cinco perfis
- Conexão: com fio (USB)
- Estrutura: alumínio
- Cores: preto, rosa, Halo Infinite ou Roblox
O teclado Razer Blackwidow V3 tem a estrutura toda em alumínio que, em teoria, deve dar maior durabilidade ao produto sem deixá-lo mais pesado. A página oficial garante que o periférico pode aguentar o uso por longas horas, mesmo se for usado de forma intensa.
O dispositivo tem perfil plano, linhas retas, com teclas em destaques e sem proteção em torno, um padrão de design minimalista que tem se tornado comum também em outras fabricantes. Vale explicar também que este modelo traz um descanso para o pulso, alinhado ao teclado.
Os keycaps deste modelo, segundo a fabricantes, têm um reforço nas paredes, mais espessas do que o habitual, isso deve aumentar a resistência do produto em uso repetitivo e intenso, segundo a divulgação oficial. A Razer afirma que as teclas são feitas em um novo processo de moldagem que diminuiu o risco de as letras apagarem com o uso excessivo.
O Razer Blackwidow V3 está disponível em duas opções de switches mecânicos, a escolha do consumidor. De acordo com o site oficial, o switch verde tem resposta tátil precisa e aquele som de tecla característico dos periféricos deste segmento. Eles também são configurados para entregar o maior desempenho possível.
Já o switch amarelo, por outro lado, preza pelo silêncio e a linearidade do toque. Ele tende a oferecer um uso mais suave, macio, com “baixo perfil sonoro”, por conta do seu amortecedor interno. De fato, são switches com perfis bem distintos, cuja escolha fica a critério do gosto pessoal do usuário.
O Razer Blackwidow V3 traz o recurso Chroma RGB patenteado da Razer, que promete sincronizar a intensidade das luzes e as cores do LED com o que ocorre nos jogos compatíveis. Segundo a página oficial, o teclado gamer deve gerar mais de 16,8 milhões de opções de cores, em vários padrões e efeitos.
Em sua página, a companhia garante que o sistema RGB deste produto é ainda mais luminoso do que o padrão, por conta das cases transparentes dos switches, que tendem a permitir maior saída de luz, mesmo sob a tecla. Para saber quais jogos e acessórios são compatíveis com o Chroma RGB é preciso consultar o site oficial da Razer.
Um dos recursos extras do teclado Razer Blackwidow V3 é o seletor de rolagem localizado acima das teclas alfanuméricas. Este controle pode ser configurado para funções como reproduzir, pausar e avançar músicas e vídeos, além de poder ajustar brilho ou volume. A ideia da fabricante é prover um acesso rápido e intuitivo para estas atribuições multimídias básicas.
Outra característica que vale ser citada são as reentrâncias disponíveis por boa parte do corpo do teclado, para permitir ao usuário guardar parte do cabo enquanto está usando o acessório, como forma de deixar a mesa com mais espaço livre e organizada.
A linha Blackwidow V3 também está disponível em outros dois modelos, o Blackwidow V3 Tenkeyless e o Blackwidow V3 Mini Hyperspeed, sendo que a grande variação entre eles está no tamanho, pois todos possuem o Chroma RGB e as opções entre os mesmos switches amarelo ou verde.
Desta forma, enquanto a versão “Tenkeyless” retira as teclas alfanuméricas, o apoio de pulso e os controles multimídia, o “Mini”, além disso tudo, exclui as setas para ter um corpo total de apenas 65% em relação ao tamanho padrão.
Com o lançamento do Razer Blackwidow V4 e suas variantes, já não é tão fácil encontrar o Blackwidow V3, uma vez que este modelo já saiu de linha, entretanto, ele ainda pode ser comprado no marketplace da Amazon a partir de R$ 1.140. Se este for o caso, é recomendável verificar o histórico do vendedor e pedir a nota fiscal.
GAMER
Teclado Razer Blackwidow V3
Com informações de Razer
🎥 HyperX Alloy Core RGB: veja UNBOXING de teclado gamer!
HyperX Alloy Core RGB: veja UNBOXING de teclado gamer!
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de janeiro de 2024.