A Qualcomm apresentou, na terça-feira (24), o Snapdragon 8 Gen 3, nova geração do seu processador com forte destaque para uso de inteligência artificial (IA) em diferentes aspectos do sistema. O anúncio foi feito no evento Snapdragon Summit. A empresa não revelou ainda quais serão os primeiros celulares a contar com o processador, mas adiantou que smartphones com o novo Snapdragon deverão ser anunciados nas próximas semanas e que marcas como Asus, OnePlus, Realme, Sony, Vivo e Xiaomi contarão com o componente.
A principal frente da nova geração da Qualcomm é o uso de IA em diferentes aspectos do processador e, para isso, um dos recursos utilizados foi a parceria com a Meta utilizando o modelo de linguagem Llama 2 nos dispositivos. Diferentemente do uso comum, a IA roda localmente em cada smartphone garantindo, segundo a fabricante, maior privacidade para os usuários.
O recurso permitirá, entre muitas outras coisas, a criação de imagens em poucos segundos utilizando IA, o uso de modo noturno em vídeos, a possibilidade de editar até 12 camadas de uma foto de uma vez e a “borracha mágica”, apagando objetos ou pessoas de fotos com poucos toques. Utilizando a ferramenta de aprendizado de linguagem natural criada pela Meta, o Llama 2, o dispositivo também é capaz de rodar até 20 tokens de modelos de linguagem por minuto (ou 10 milhões de parâmetros).
Sobre a ficha técnica, a nova geração do Snapdragon 8 é feita com 4 nm (nanômetros). Desta forma, o A17 Pro da Apple segue como o menor processador até o momento, com 3 nm. O arranjo dos oito núcleos feitos com a tecnologia ARM Cortex-X4 é feito da seguinte forma: um núcleo principal (Prime) de alta performance e 3,3 GHz, cinco núcleos de performance de 3,2 GHz e dois núcleos de eficiência de até 2,3 GHz. Além disso, possui memória LPDDR5x de 4,8 GHz.
A Qualcomm promete melhorias significativas em relação ao Snapdragon 8 Gen 2, com melhora da potência e da eficiência em 25%, menor consumo de energia da bateria em 20% e melhora de 98% em velocidade na NPU Hexagon.
Para os gamers, o Snapdragon 8 Gen 3 suporta jogos no celular de até 240 fps, com um display com taxa de atualização de 240 Hz. Além disso, o dispositivo possui Adreno Frame Motion, que permite a adaptação do quadro de jogos. Assim, um jogo com 80 fps pode ser otimizado para rodas com 120 fps de forma automática, garantindo maior fluidez. Houve ainda uma melhora no Ray Tracing, garantindo imagens com luz e sombra com desempenhos superiores.
A conectividade do chip também não decepciona: ele possui Qualcomm FastConnect 7800 suportando Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 e chega a até 10 Gb/s de velocidade de download, com suporte a 5G e NFC. O som possui ainda tecnologia 24 bits de 96 kHz.
📽 Motorola Razr 40 Ultra em review: testamos o ‘novo V3’
Motorola Razr 40 Ultra em review: testamos o ‘novo V3’