A Nvidia está planejando fornecer processadores com tecnologia ARM Holding para PCs com Windows, de acordo com reportagem da Reuters publicada na segunda-feira (23). A empresa estaria projetando “discretamente” as novas CPUs com a intenção de lançar os chips já em 2025. O movimento funcionaria como uma ameaça à Intel, uma vez que, atualmente, ela lidera o fornecimento de processadores para o sistema operacional da Microsoft.
A entrada da Nvidia para o segmento teria o apoio da própria Microsoft, que, de acordo com a Reuters, teria planos de incentivar a produção de chips baseados em ARM. O interesse da empresa possivelmente decorre do sucesso da rival Apple com os chips M1 e M2, que utilizam a mesma tecnologia. A fabricante do iPhone conseguiu equilibrar desempenho, eficiência energética e recursos de inteligência artificial (IA) em um nível ainda não alcançado por chips da Intel. Como resultado, a companhia quase dobrou sua participação no mercado, de acordo com dados preliminares do terceiro trimestre da empresa de pesquisa International Data Corporation (IDC).
📝 É possível ativar mais núcleos no Core i5? Veja respostas no Fórum do TechTudo
Apesar do desejo da Microsoft de direcionar seus esforços para o desenvolvimento de processadores baseados na arquitetura ARM, a transição pode representar desafios — já que desenvolvedores de software gastaram décadas e bilhões de dólares escrevendo códigow para Windows que rodam na arquitetura x86, usada pela Intel e pela AMD. Seriam necessárias alterações para que ele fosse adaptado para executar designs baseados em ARM.
Desde 2016, a Qualcomm detém um contrato de exclusividade para fornecer processadores ARM para PCs com Windows. Após o término do acordo, que deve acontecer em 2024, a Nvidia estaria livre para produzir para a Microsoft chips baseados na tecnologia. De acordo com a Reuters, a AMD também estaria interessada em entrar para o segmento.
A expectativa é que tanto a Nvidia quanto a AMD possam entregar soluções on-chip que suportem recursos avançados de IA que a Microsoft planeja implantar no Windows. A Intel também tem incorporado funcionalidades de inteligência artificial em seus processadores e, recentemente, apresentou um laptop executando funcionalidades semelhantes ao ChatGPT diretamente no próprio dispositivo.
🎥 Melhor notebook de 2023: veja modelos e dicas para escolher
Melhor notebook de 2023: veja modelos e dicas para escolher