O Macintosh, modelo icônico da Apple, comemora seu aniversário de 40 anos de lançamento nesta quarta-feira (24). O dispositivo é considerado o primeiro computador pessoal bem-sucedido a incorporar uma interface gráfica do usuário e um mouse de maneira amplamente acessível. Ao longo de sua história, a evolução do computador foi marcada por avanços significativos em termos de desempenho, design e arquitetura, chegando hoje a modelos como o iMac e, no caso dos portáteis, MacBook Pro.
Antes do surgimento do Macintosh, o cenário dos computadores pessoais era dominado principalmente por sistemas baseados em texto e comandos, sem interfaces gráficas amigáveis. Dessa forma, os aparelhos eram utilizados principalmente por entusiastas e profissionais de tecnologia, devido à complexidade de operação. Confira, a seguir, como o dispositivo da Apple mudou no decorrer dos anos.
📝 Quais são as melhores marcas de notebook para comprar? Opine no Fórum do TechTudo
Primeiro Macintosh (1984)
O primeiro Macintosh foi lançado por Steve Jobs em 24 de janeiro de 1984, com o objetivo de mudar fundamentalmente a forma como os consumidores viam computadores. Também conhecido como Macintosh 128K, o computador contava com um processador Motorola 68000 de 8 MHz , uma tela preto e branco de 9 polegadas, 128 KB de RAM, além de uma unidade de disquete de 3,5 polegadas.
O lançamento ficou marcado, principalmente, pela introdução do mouse de maneira bem sucedida e amplamente acessível, assim como o sistema operacional System 1.0, responsável por introduzir o Finder, que ainda é usado hoje.