MacBook Pro mais poderoso do mundo está em fase de testes, diz analista Monitore Tec 11/08/2023

MacBook Pro mais poderoso do mundo está em fase de testes, diz analista

Uma nova versão do MacBook Pro com chip M3 Max pode estar em produção, de acordo com o jornalista especializado em Apple Mark Gurman, do site da Bloomberg, em matéria publicada na última segunda-feira (7). Segundo o relato, a Apple estaria testando este novo processador, que conta com 40 núcleos focados em vídeo e 16 núcleos de CPU. As especificações fariam dele o componente mais poderoso da empresa até agora. Ainda não há uma previsão de lançamento, tendo em vista que nem mesmo o M3 padrão foi anunciado oficialmente.

De acordo com as fontes consultadas por Gurman — engenheiros que já tiveram acesso ao projeto e estão testando o novo notebook —, dentre os 16 núcleos centrais do M3 Max, 12 seriam destinados ao desempenho e quatro à eficiência energética. O laptop em questão estaria sendo tratado internamente sob o código J514, porém Gurman acredita que seja mesmo o MacBook Pro.

MacBook Pro mais recente tem chips M2 Pro ou M2 Max — Foto: Divulgação/Apple
MacBook Pro mais recente tem chips M2 Pro ou M2 Max — Foto: Divulgação/Apple

O novo modelo de notebook deve ter uma edição com 48 GB de memória RAM, entretanto, Gurman não sabe se esta é a versão mínima que pode ser comercializada, ou apenas uma variante para testes internos. Vale lembrar que o MacBook Pro atual tem versões com 32 GB, 64 GB ou até 96 GB de RAM.

Segundo a apuração da Bloomberg e de outros veículos de imprensa especializados em Apple, o chip M3 básico teria a mesma quantidade de núcleos que o chip M2, ou seja, oito núcleos de CPU e 10 núcleos de GPU. A principal diferença é que o M3 deve ser fabricado com o processo de 3 nm, o que tende a melhorar muito a eficiência energética do processador e, por consequência, economizar a bateria do notebook.

Além disso, as versões M3 Pro e M3 Max devem ter mais núcleos de processamento do que os seus respectivos da geração anterior. Se esses rumores se confirmarem, o M3 Max teria quatro núcleos de CPU e dois núcleos de GPU a mais que o M2 Max. Já o M3 Pro deve ter 12 núcleos de CPU e 18 de GPU — dois a mais em cada um em relação ao M2 Pro.

As informações ainda não estão confirmadas, mas espera-se que a Apple revele as novidades oficialmente em outubro deste ano, quando a fabricante deve anunciar o MacBook Pro 13”, o MacBook Air 13” e o iMac de 24 polegadas com o chip M3 básico. Uma versão do Mac Mini com o novo processador também é esperada, mas não deve vir esse ano. Por outro lado, as versões “Pro” e “Max” devem ficar mesmo para 2024, de acordo com o site 9to5Mac.

Com informações de 9to5Mac e Bloomberg

iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple

iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple

iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple