O grande destaque da família vai para o chip Core i9-14900HX, que, segundo a marca, é o processador mobile mais rápido do mundo. O novo chip não recebeu muitas mudanças aparentes em relação ao seu antecessor, possuindo os mesmos 24 núcleos de processamentos, sendo oito de performance e 16 focados em eficiência. A principal diferença é que agora a velocidade de clock é de 5,8 GHz, para os núcleos de performance, e 4,1 GHz para os de eficiência. Na geração passada, eram 5,6 GHz para os núcleos de performance e 4 GHz para os de eficiência.
Talvez por isso a empresa tenha preferido fazer uma comparação com o Ryzen 9 7945HX e o Ryzen 7945HX3D, da concorrente AMD, em sua divulgação. No gráfico, é possível distinguir a velocidade da performance em diferentes jogos, como Red Dead Redemption 2 e League of Legends. Em todos, a velocidade do processador Intel foi bem superior, com uma diferença máxima em relação aos da AMD de 17%.
Ao todo, cinco chips da linha HX estão sendo lançados nesta 14ª geração, incluindo o i7-14700HX, que possui 20 núcleos, com quatro a mais de eficiência em relação à geração passada. Os chips da nova geração suportam Thunderbolt 5, conectividade mais rápida que o USB padrão, além de WiFi 6E. A expectativa é que os novos chips equipem mais de 60 modelos de notebooks de fornecedores como Alienware, Asus, MSI, Razer e Gigabyte.