A Intel anunciou, nesta terça-feira (12), o padrão de conectividade Thunderbolt 5, interface que funciona como uma alternativa mais rápida ao USB comum. O novo kit de conexão pode alcançar até o triplo da largura de banda em relação ao antecessor Thunderbolt 4. A tecnologia também oferece 240 W de potência de carregamento e, muito provavelmente, deverá ser o padrão presente na próxima geração de dispositivos da Apple, como MacBook Pro e iPad Pro.
Embora alterações mais contidas tenham sido observadas no lançamento do Thunderbolt 4, a Intel fez questão de realizar um upgrade significativo ao desenvolver o Thunderbolt 5. Isto porque a quarta geração de cabos e conectores da fabricante oferece uma largura de banda que chega no máximo a 40 Gb/s. Já o novo padrão de conectividade oferece no mínimo 80 Gb/s de largura bidirecional e, com bandwidth boost acionado, pode fornecer até 120 Gb/s para uso intensivo de vídeo.
📝 Qual é o melhor notebook de até R$ 2.000? Veja dicas no Fórum do TechTudo
A melhoria de desempenho alcançada pelo Thunderbolt 5 possibilita um um suporte de exibição consideravelmente melhor, resultando em resoluções e taxas de atualização mais altas. Não à toa, a nova tecnologia é capaz de suportar telas duplas de 6K, rodando em até 540 Hz. Para comparação, o Thunderbolt 4 dá suporte a dois monitores 4K a uma taxa de atualização de 60 Hz.
Outro ponto positivo do Thunderbolt 5 está relacionado à potência de carregamento. O novo padrão oferece no mínimo 140 W, e ainda tem a opção de um modo mais potente que alcança até 240 W no carregamento. Esta melhoria possibilita que alguns laptops e estações de trabalho para jogos não precisem de uma porta de alimentação separada, ou seja, menos cabos para transportar. O Thunderbolt 5 continua a ser construído em padrões da indústria, como USB4 V2, DisplayPort 2.1 e PCI Express Gen 4, permitindo que seja compatível com versões anteriores do Thunderbolt e USB.
Além disso, o Thunderbolt 5 também conta com a nova tecnologia de sinalização PAM-3, utilizada para aumentar o desempenho com placas de circuito impresso, conectores e cabos passivos. O novo padrão de conectividade deverá estar disponível a partir de 2024.
Como escolher a placa de vídeo certa para o PC?
Como escolher a placa de vídeo certa para o PC