Segundo a empresa americana, o layout da sala e a distância dos aparelhos não serão empecilhos para o novo recurso. Por meio de um microfone integrado ao televisor, a tecnologia pode realizar a configuração das caixas sem fio criando assim um palco sonoro de acordo com a configuração do setup do usuário. A promessa é de que o recurso será capaz de identificar a posição de cada alto-falante.
Segundo a Dolby, o FlexConnect é capaz de otimizar o som de forma inteligente. O recurso utiliza uma configuração específica de acordo com o layout da sala do usuário e considera ainda a posição de cada alto-falante. A empresa afirma ainda que a tecnologia deve aprimorar a experiência dos consumidores independentemente do tipo de ambiente no qual o sistema de som está instalado.
Outro diferencial do Dolby Atmos FlexConnect é a capacidade de operar com equipamentos de marcas distintas. Isso vai dar ao usuário mais flexibilidade para escolher o sistema de som ideal e que vai de encontro com as suas preferências.
Os primeiros televisores compatíveis com o Dolby Atmos FlexConnect devem chegar inicialmente na nova linha de equipamentos da chinesa TCL.