O futuro das entregas de encomendas usando drones já começa a ser uma realidade para a Amazon. Durante o evento “Delivering The Future”, realizado pela companhia em Seattle, nos Estados Unidos, o TechTudo teve acesso aos novos drones desenvolvidos pela empresa para realizar entregas nos EUA, além de mais informações sobre o funcionamento destes aparelhos e tecnologias para realizar entregas mais rápidas.
Apesar de ainda restrito a poucas localidades, a Amazon envia alguns produtos por meio de drones desde 2022, tendo iniciado a operação em Lockeford, na Califórnia. David Carbon, executivo da Prime Air, divisão da empresa dedicada a equipamentos voadores, contou durante o evento, porém, que a empresa está ampliando a modalidade de entrega para outros lugares, incluindo mais cidades americanas e para a Itália e o Reino Unido até o final do ano. De acordo com o executivo, a ideia é poder entregar 500 milhões de pacotes com drone por ano até 2029.
📝 Fone de ouvido conecta mas não sai som? Veja o que fazer no Fórum do TechTudo
MK30 é o novo modelo de drone
Os drones da Amazon em operação, chamados de MK27-2, conseguem fazer entregas específicas, normalmente em pacotes que não ultrapassem o tamanho de uma caixa de sapatos, e um pouco mais de 2 kg de peso, em até uma hora entre o tempo da compra e o momento da entrega.
A empresa demonstrou durante o “Delivering The Future” seu novo modelo de drone, o MK30, que mantém algumas das mesmas limitações de entrega do anterior, mas que possibilitam chegar a novos lugares por ter maior percepção de obstáculos, maior tolerância a temperaturas variadas, além de se adaptar a diversos climas, como chuva e neblina.
Como funciona a entrega por drones da Amazon?
Para poder fazer compras com entregas por meio dos robôs voadores, caso seja um morador de alguma das regiões disponíveis, é necessário fazer uma espécie de cadastro e pré-aprovação com a Amazon, através do telefone de atendimento ao cliente, contando as características do quintal ou jardim do usuário. Se aprovado, a entrega por essa modalidade passa a estar disponível para esse cliente. Mesmo a entrega por drone mantém o frete grátis disponibilizado para os assinantes do Amazon Prime.
A entrega acontece de uma forma bem simplificada: o pacote é carregado na parte inferior do drone, e se encaminha diretamente para o endereço de entrega. Ao chegar no local, ele se posiciona em uma área aberta — o que limita a entrega a locais que tenham jardins, quintais ou condomínios com áreas comuns amplas — e larga o pacote de uma altura de cerca de 4 m. Depois, ele volta a subir e volta para o centro de distribuição. O consumidor, então, pode resgatar seu pacote, sem ter qualquer interação com o robô.
O interessante é o tempo que o drone faz a entrega, já que a Amazon consegue fazer produtos chegarem ao consumidor em até uma hora depois que ele faz a compra. Inclusive, a empresa contou que planeja começar a fazer entregas de remédios para pessoas que precisam de entrega imediata usando esses drones.
Essa tecnologia, porém, ainda não tem previsão de ser disponibilizada no Brasil ou em países sul-americanos.
🎥 Mavic Air 2: testamos o drone da DJI
Mavic Air 2: testamos o drone da DJI