A Alexa pode te auxiliar a economizar na conta de luz neste verão. Desenvolvida pela Amazon, a assistente de voz possui diversas funcionalidades que permitem ao usuário ter um controle maior sobre os gastos com energia nesta época do ano. Além de adquirir produtos inteligentes e usá-los com as skills da Alexa, você pode criar rotinas personalizadas, pedir dicas de economia e conferir o consumo de energia.
A assistente virtual da Amazon pode ser uma boa aliada também para controlar o ar-condicionado. O uso do aparelho se intensifica em períodos de calor e, consequentemente, o impacto na conta de luz é inevitável. Uma dica é pedir para a Alexa regular a temperatura por um determinado período e depois desligar o ar-condicionado. Confira a seguir outras cinco formas de que a Alexa pode te auxiliar a economizar na conta de energia neste verão.
📝 Echo Dot com Alexa vale a pena? Participe da discussão no Fórum TechTudo
1. Usar produtos inteligentes com as skills da Alexa
Usar dispositivos inteligentes compatíveis com as skills da Alexa é um ponto fundamental para que a assistente virtual consiga te auxiliar efetivamente na economia de energia. Dessa forma, aparelhos conectados, como luzes, termostatos e eletrodomésticos, podem ser controlados por meio da plataforma de forma mais personalizada e eficaz, economizando na conta de luz.
Isso significa que você pode, por exemplo, desligar ou ajustar dispositivos até mesmo quando não estiver em casa, usando o aplicativo da Alexa em um smartphone. Além disso, é possível programar para que diversos aparelhos possam ser acionados ou desligados ao mesmo tempo, por meio de um comando de voz simples.
2. Criar rotinas personalizadas
Criar rotinas inteligentes com a Alexa permite um controle personalizado e automático dos dispositivos conectados em casa, o que é fundamental para economizar energia. Ao programar ações específicas, como desligar luzes ou ajustar o funcionamento de termostatos e sistemas de ar-condicionado em horários predeterminados, você pode reduzir o consumo de energia quando não estiver em casa ou durante períodos de menor uso.
Além disso, a integração de sensores e modos de economia de energia em suas rotinas ajuda a otimizar o uso dos dispositivos, garantindo que eles operem apenas quando necessário, baseando-se em condições ambientais ou padrões de uso. Isso contribui para uma maior eficiência energética e economia a longo prazo.
3. Pedir dicas de economia para a Alexa
Pedir dicas de economia de energia para a Alexa pode ser uma forma conveniente e informativa de encontrar maneiras específicas de reduzir o consumo e economizar na conta de eletricidade. Ao solicitar ideias para a Alexa, você pode receber orientações personalizadas e conselhos sobre como melhorar a eficiência energética em sua casa. Por exemplo, ela pode informar sobre práticas ideais para o uso de aparelhos domésticos, como ajustar configurações de temperatura de geladeiras, lavadoras e outros dispositivos para economizar energia.
Além disso, a Alexa pode sugerir a troca por lâmpadas de LED mais eficientes, orientar sobre o desligamento de luzes não utilizadas e até mesmo sobre o aproveitamento da luz natural em determinados momentos do dia. A plataforma está sempre sendo alimentada com novas informações para ficar mais útil neste quesito. Recentemente, a Amazon atualizou o banco de dados da Alexa para auxiliar o Departamento de Segurança Energética do Reino Unido a dar dicas à população de como economizar energia durante o inverno.
4. Economizar com Alexa Hunches
Criar rotinas na Alexa é algo que depende de uma programação do usuário, e elas são geralmente acionadas via comando de voz. Pode-se dizer que o Hunches seria o passo além. Isso porque essa tecnologia pode ajudar na economia de energia ao fazer previsões sobre o uso de dispositivos e sugerir ações para otimizar seu consumo.
Com base em padrões de uso, o Alexa Hunches pode antecipar quando você normalmente desliga ou ajusta dispositivos, como luzes ou termostatos. Ele pode sugerir automaticamente ajustes para economizar energia, como desligar luzes em determinados momentos do dia ou alterar a temperatura do termostato quando não houver ninguém em casa.
Além disso, o Hunches também monitora o funcionamento dos dispositivos inteligentes da casa, notificando o usuário caso algum deles não esteja funcionando da maneira adequada. Por exemplo, o recurso pode enviar uma notificação ao usuário se uma lâmpada inteligente permanecer acesa mesmo após um comando para desligá-la.
5. Conferir o consumo de energia
Ao conferir por meio da Alexa informações sobre o consumo de energia de dispositivos específicos ou de toda a casa, você pode ter uma visão imediata do quanto está sendo gasto. Isso ajuda a identificar dispositivos que consomem muita energia mesmo em standby, por exemplo, possibilitando desligá-los quando não estão em uso para economizar. A Alexa pode registrar o histórico de consumo de energia ao longo do tempo. Com esses dados, você pode identificar padrões de consumo e momentos em que há picos de uso.
Para fazer isso, basta abrir o aplicativo da Alexa e em seguida tocar no ícone Energy Dashboard, ou Painel de Energia em português. Na seção é possível ter acesso a gráficos e detalhes sobre o seu consumo de energia.
Com informações de Amazon, Tom’ s Guide e Asurion
🎥 Como configurar Alexa na Amazon Echo Dot? Confira tutorial completo
Como configurar Alexa na Amazon Echo Dot? Confira tutorial completo