Existe um atalho do Windows que é pouco conhecido entre a comunidade e redireciona o usuário diretamente para o LinkedIn. Ao pressionar as teclas CTRL + SHIFT + ALT + tecla Windows + L, a rede social profissional é automaticamente aberta em uma aba no navegador padrão do dispositivo. O truque pode feito no Windows X ou em versões posteriores e funciona a qualquer momento, até mesmo com o navegador fechado. O shortcut faz parte de um conjunto de atalhos presentes no Windows que servem para facilitar o acesso do usuário a produtos da Microsoft.
- Versões do Windows: veja toda evolução do sistema em ordem cronológica
- Já entrou no canal do TechTudo no WhatsApp? Clique aqui e saiba tudo sobre tecnologia
📝 Windows 11 vale a pena? Confira no Fórum do TechTudo!
O truque foi compartilhado no Twitter (X) na última semana pelo usuário “@thurrott”. O atalho é tão pouco conhecido e esquisito que muitos usuários pensaram se tratar de uma pegadinha. A estranheza se dá por ele utilizar cinco teclas simultâneas, o que é incomum entre os atalhos, que costumam utilizar duas ou, no máximo três teclas.
Na verdade, embora seja pouco intuitivo no início, o truque não é tão trabalhoso, já que é possível utilizar a mão esquerda para pressionar as teclas CTRL, SHIFT, ALT e Windows e a direita para a tecla L. O Windows, inclusive, conta com outros shortcuts que têm o mesmo número de botões. Veja na lista abaixo.
- Linkedin – CTRL + SHIFT + ALT + Win + L
- Microsoft Word – CTRL + SHIFT + ALT + Win + W;
- Microsoft Excel – CTRL + SHIFT + ALT + WIN + X
- Microsoft PowerPoint – CTRL + SHIFT + ALT + WIN + P
- Outlook – CTRL + SHIFT + ALT + WIN + O
- Microsoft Teams – CTRL + SHIFT + ALT + WIN + T
- OneDrive – CTRL + SHIFT + ALT + WIN + D
- Microsoft OneNote – CTRL + SHIFT + ALT + WIN + N
- Yammer – CTRL + SHIFT + ALT + WIN + Y
Tirando o LinkedIn, todos os atalhos acima levam o usuário para programas do pacote Office. A rede social faz parte desse grupo porque é propriedade da Microsoft. Ao utilizar um shortcut, o programa escolhido é aberto no computador do usuário e, caso a aplicação não esteja instalada, o site oficial do programa é aberto no navegador padrão do usuário, semelhante ao LinkedIn.
Esse conjunto de atalhos foi introduzido na atualização do Windows 10 ocorrida em 2019 (versão 1903). Depois desse período, alguns teclados oficiais da Microsoft, inclusive, passaram a ser produzidos com a tecla Office no lugar da tecla Windows.
Com informações de Microsoft
Veja também: Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft
Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft