Inúmeros transtornos podem ocorrer quando o ar-condicionado do carro não gela, principalmente durante dias com temperaturas mais elevadas que o normal e provocadas pela onda de calor que atinge o país. O problema pode ser causado devido a vazamentos no sistema de refrigeração, falha no motor do ventilador, falta de recarga do sistema, filtro de ar entupido e até mesmo superaquecimento do motor.
Usar o ar-condicionado no carro durante dias de calor intenso é crucial para garantir conforto, segurança e preservação do veículo. Ele mantém uma temperatura agradável no interior do automóvel, tornando a viagem mais confortável e segura para os ocupantes, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e animais de estimação. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia para você saber o que fazer quando o ar-condicionado do seu carro não está gelando.
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Como funciona o ar-condicionado de um carro?
O ar-condicionado de um carro opera por meio de um ciclo de refrigeração, assim como outros aparelhos do tipo. Inicia-se com o compressor, que comprime o gás refrigerante, elevando sua pressão e temperatura. Em seguida, o refrigerante de alta pressão passa pelo condensador, onde o calor é retirado para o ambiente externo e o gás passa para o estado líquido.
Posteriormente, o líquido passa pela válvula de expansão, para redução da sua pressão e temperatura, transformando-o em gás novamente. O refrigerante frio circula pelo evaporador, absorvendo calor do ar que passa por ele, resfriando assim o interior do carro. O refrigerante retorna ao compressor, reiniciando o ciclo para manter confortável a temperatura interna do veículo.
Ar-condicionado do carro gasta gasolina?
Sim, o ar-condicionado ligado no carro pode aumentar o consumo de combustível. Isto porque o compressor do aparelho é movido pelo motor do veículo. Quando o ar-condicionado está ligado, ele cria uma carga adicional para o motor, o que resulta em um aumento no consumo de combustível. Este aumento pode variar de acordo com o veículo, o tipo de sistema de ar-condicionado, as condições de uso (como velocidade e temperatura externa) e a maneira como o condutor utiliza o ar-condicionado.
Apesar de aumentar o gasto de gasolina, você pode minimizar este impacto. O ar-condicionado do carro vai gastar mais combustível quando ele estiver parado. No entanto, em movimento, o consumo pode ser mais eficiente. Além disso, evite deixar as janelas abertas enquanto se movimenta com o veículo. Isto pode gerar mais resistência aerodinâmica e o motor terá que trabalhar mais, com maior gasto de gasolina consequentemente.
Ar-condicionado do carro não gela? Causas mais comuns e como resolver
1. Vazamento no sistema de refrigeração
Um vazamento no sistema de refrigeração do ar-condicionado pode ser uma causa direta do seu mau funcionamento, interferindo na capacidade de resfriamento do veículo. Este vazamento resulta na perda de gás refrigerante, levando a problemas como a diminuição da eficiência do sistema. Com menos refrigerante, o ar-condicionado não consegue atingir as temperaturas ideais, deixando menos frio dentro do carro.
Para resolver problemas de vazamento no sistema de refrigeração do ar-condicionado do carro, é fundamental identificar a origem, realizar os reparos necessários, como substituições de mangueiras danificadas ou conexões defeituosas, e, em seguida, recarregar o sistema com a quantidade correta de refrigerante. É recomendável que o usuário procure ajuda de um profissional para realizar o procedimento.
2. Falha no motor do ventilador
Quando o motor do ventilador do sistema de ar-condicionado apresenta falhas, isto impacta diretamente na eficiência do resfriamento. O motor é crucial para mover o ar através do evaporador, responsável por resfriar o ar pelo refrigerante. Com uma falha do motor, o fluxo de ar diminui ou para, comprometendo a capacidade do ar-condicionado de retirar ou aquecer o interior do veículo.
O usuário pode fazer um teste simples para identificar preliminarmente. Basta usar a palma das mãos na frente da saída de ar e sentir a velocidade do fluxo. Caso note algo anormal, provavelmente isto significa que o ventilador do motor está com defeito. A partir deste ponto, busque um profissional especializado para identificar a melhor estratégia de conserto.
3. Recarga do ar-condicionado
Uma das causas mais comuns para o ar-condicionado não gelar é a falta de recarga do gás refrigerante. Isto resulta em uma capacidade reduzida de absorver o calor do ar que entra no sistema, prejudicando a eficiência do processo de refrigeração. Este desequilíbrio no ciclo do processo também afeta diretamente a capacidade do ar-condicionado de gerar ar frio, prejudicando a troca de calor no interior do veículo.
Devido a um escape natural do material, uma nova carga de gás refrigerante deve ser feita a cada dois ou três anos. A falta de uso dos componentes também pode acelerar o processo. Isto acontece porque, sem uso, as juntas deixam de ter uma boa vedação, promovendo o escape do material com o tempo.
Um filtro de ar entupido pode ser uma causa direta da ineficiência do ar-condicionado em gelar. Ao restringir o fluxo de ar, este entupimento diminui a quantidade de ar que passa pelo sistema de refrigeração, afetando o processo de resfriamento do evaporador. Isto pode acontecer devido ao acúmulo gradual de poeira, sujeira, detritos e partículas no componente, o que é natural, uma vez que a função do filtro de ar é justamente capturar estas impurezas que entram no sistema.
Para diagnosticar e resolver esse problema, basta abrir o suporte do painel e remover o filtro da cabine. Analise o grau de sujeira do componente para determinar se é o momento de efetuar uma substituição. Caso seja necessário, vá até uma loja especializada com o modelo em mãos para comprar um novo com as mesmas especificações.
5. Superaquecimento do motor
Superaquecimento do motor pode ser uma das causas do mau funcionamento do ar-condicionado, uma vez que quando o veículo está com este problema sua temperatura inteira fica elevada tornando a refrigeração ineficaz. Uma das formas de identificar o problema é observar se, ao ligar o ar-condicionado, as saídas de ar projetam um ar quente mesmo com o aparelho em funcionamento durante um tempo.
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