A Apple pode estar desenvolvendo uma nova versão do Mac Mini com chip M3. O rumor foi publicado por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg especializado em Apple , no último domingo (6). De acordo com o analista, a ficha técnica encontrada no log de desenvolvedores terceirizados que trabalham com o computador faria referência ao novo processador. Ainda sem anúncio oficial pela empresa da Maçã, o lançamento da nova CPU da Apple Silicon é esperado para o mês de outubro. Além dos Mac Minis, também estariam em desenvolvimento MacBooks e iMacs com o chip M3.
As especificações encontradas indicam que a Apple pode estar testando um novo Mac Mini com o código interno “Mac 15,12”, ainda sem nome revelado. Este modelo teria um processador de oito núcleos, sendo quatro para performance e outros quatro para eficiência energética, dez núcleos de processamento gráfico, além de 24 GB de memória RAM. Ainda não há suposições sobre o armazenamento interno.
📝 Programa “iPhone pra Sempre”, do Itaú, vale a pena? Veja no Fórum do TechTudo
Com essa ficha técnica, espera-se que o próximo Mac Mini seja equipado com o chip M3, que deve ser revelado pela fabricante somente em outubro deste ano junto a uma nova linha de MacBooks — se os rumores publicados pela imprensa internacional em julho forem verdadeiros.
Apesar disso, Gurman reforça um rumor anterior, no qual aposta que o Mac Mini não deve ser o primeiro dispositivo da Apple a receber o M3. Essa honra deve ficar mesmo com o iMac de 24 polegadas de tela, além dos portáteis MacBook Pro 13” e o MacBook Air 13”, conforme citado anteriormente.
De acordo com o log apurado por Gurman, o equipamento deve sair de fábrica com o novo sistema operacional macOS Sonoma 14.1 instalado. Fora essas duas novidades, o novo Mac Mini deve vir com configurações semelhantes ao modelo com chip M2.
Segundo rumores anteriores, o chip M3 deve ser fabricado sob o processo de 3 nm pela TSMC, empresa de Taiwan que presta serviços para a Apple e outras big techs. Quanto menor for este componente, menor serão os espaços entre os transistores, o que tende a aumentar a potência e a eficiência energética.
iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple
iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple