Os lançamentos foram feitos durante o evento AI Everywhere, no prédio da NASDAQ, em Nova Iorque (EUA). O TechTudo esteve presente e viu de perto as demonstrações relacionadas aos anúncios, assim como os primeiros notebooks equipados com a família Meteor Lake — codinome da primeira geração de processadores móveis Intel Core Ultra. A seguir, veja os detalhes das principais novidades do evento.
📝 Qual a melhor inteligência artificial que cria imagens? Veja no Fórum do TechTudo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
O evento iniciou com a apresentação do CEO da Intel, Pat Gelsinger, que trouxe uma visão mais geral sobre os anúncios do evento IA Everywhere. Segundo ele, a empresa está transformando a experiência de uso dos computadores ao trabalhar com soluções e produtos integrados à IA — isso porque a Intel “tem a missão de levar a IA a todos os lugares por meio de plataformas de engenharia excepcional”. Logo depois, os destaques do dia foram anunciados por outros integrantes da empresa: o Intel Core Ultra, o processador Intel Xeon de 5ª geração e, por último, o acelerador Intel Gaudi 3 AI.
“O Intel Core representa a nossa maior mudança em arquitetura em mais de 40 anos, na forma como fabricamos e montamos nossos microchips. Mudamos radicalmente a nossa eficiência energética em comparação com as gerações anteriores – ele usa 40% menos energia nas atividades do dia a dia”. As considerações de Michelle J. Holthaus, Vice-Presidente Executiva da Intel, introduziram a linha de processadores Intel Core Ultra, responsáveis por darem início a uma nova era de PCs com inteligência artificial, segundo a empresa.
Com os chips, a empresa promete inovar em diferentes frentes: gráficos, energia e duração da bateria, além de recursos e aplicações de IA. Seu diferencial é integrar CPU, GPU e uma NPU (ou “unidade de processamento neural”) com tecnologia Intel 4, entregando maior performance e eficiência energética no processamento da IA. Em 2024, os chips Intel Core Ultra deverão estar presentes em mais de 230 modelos de notebooks e PCs de marcas como Dell, Asus, Lenovo, Acer e Samsung. Vale lembrar que os computadores com Intel Core Ultra terão suporte ao Wi-Fi 7 e à interface Thunderbolt 4.
Intel Xeon (5ª geração)
Outro anúncio feito no evento AI Everywhere foi a família de processadores Intel Xeon de 5ª geração. Segundo a Intel, os dispositivos vão trazer avanço em desempenho e eficiência. Quando comparados com a geração anterior do Xeon, os novos processadores poderão oferecer 21% de ganho médio em desempenho geral de computação. Ainda conforme a fabricante, os aceleradores de IA integrados do Xeon em conjunto com software otimizado podem permitir cargas de trabalho de rede mais eficientes.
Ao longo do evento, a IBM chegou a anunciar que os processadores de 5ª geração alcançaram taxa de transferência de até 2,7 vezes melhor na sua plataforma de serviços cognitivos, o Watson – quando comparados com os processadores da geração anterior. Empresas como Google Cloud e o estúdio de jogos Gallium Studios, por exemplo, também observaram aumento significativo de desempenho com uso dos processadores.
O acelerador de IA Intel Gaudi 3 será lançado no próximo ano e também foi apresentado no evento. A próxima geração promete aprendizagem profunda e modelos de IA generativos em grande escala. Em 2024, a Intel espera atingir uma parcela maior do mercado com o conjunto de aceleradores de IA liderado pelo Gaudi 3.
*A jornalista viajou para Nova Iorque (EUA) a convite da Intel.
🎥 Como escolher a placa de vídeo certa para o PC?
Como escolher a placa de vídeo certa para o PC