A LG e a Samsung anunciaram, na última quarta-feira (30), que os aparelhos de casa inteligente poderão ser controlados pelo mesmo aplicativo. A novidade foi revelada durante uma das principais feiras de produtos de tecnologia do mundo, a IFA 2023. O evento é anual e acontece em Berlim, na Alemanha. A parceria faz parte do Home Connectivity Alliance (HCA), uma cooperação da indústria que teve início em 2021 e promete melhorar a compatibilidade entre as fabricantes.
Vale ressaltar que este projeto prevê somente a conectividade dos apps com aparelhos da casa inteligente, como máquinas de lavar, aspiradores, televisores e lâmpadas smarts, por exemplo. O recurso integrado estará disponível a partir do quarto trimestre de 2023, primeiro em oito países: Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Turquia.
📝 Lâmpada inteligente Multilaser E27 é boa? Veja no Fórum do TechTudo
De acordo com a Samsung, um dos impactos da medida para o dia a dia do consumidor é a economia de energia. O recurso permitirá a adoção de medidas para o controle de consumo elétrico. Outro benefício, é claro, está na praticidade em ter toda a moderação dos aparelhos feita por um mesmo aplicativo.
No exemplo dado pelo site The Verge, o usuário poderá usar o app LG ThinQ para saber se a geladeira da Samsung ficou com a porta aberta. Da mesma forma, o SmartThings da Samsung poderá ser usado para definir o modo de lavagem de uma lavadora da LG, por exemplo.
Segundo a explicação oficial, o recurso aproveita a conexão com a nuvem dos eletrodomésticos inteligentes e faz com que eles se comuniquem entre si. Para fazer o controle pelo aplicativo é preciso que todos os aparelhos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi da casa.
A HCA tem 15 membros afiliados até agora.No entanto, só LG, Samsung e Vestel possuem operação conjunta neste primeiro momento. Novos recursos, tipos de eletrônicos e outras empresas devem ser inseridos aos poucos, ao longo dos próximos meses e anos.
Com informações de Samsung Newsroom e The Verge
Casa conectada: quantos dispositivos inteligentes dá para ter em casa?
Casa conectada: quantos dispositivos inteligentes dá para ter em casa?