4K e Full HD estão entre as resoluções mais comuns do mercado para smart TVs. Embora já exista uma grande variedade de modelos 8K à venda, as TVs 4K e Full HD ainda são as mais comuns nas casas dos consumidores, visto que a tecnologia mais recente ainda é muito cara. Com alta resolução de 8 milhões de pixels — quatro vezes maior do que a Full HD —, as TVs 4K proporcionam imagens de qualidade superior, nítidas e detalhadas. Já as TVs Full HD, mesmo com uma resolução menor, são uma escolha atrativa por seu ótimo equilíbrio entre qualidade e custo.
Para escolher entre uma TV 4K e uma TV Full HD é preciso considerar os prós e contras de cada uma. Quem pretende experimentar uma qualidade visual mais alta e busca compatibilidade com os conteúdos mais recentes do mercado de streaming, uma TV 4K pode ser a escolha perfeita. Por outro lado, uma TV Full HD tende a atender bem aos espaços menores e é mais barata. A seguir, entenda as diferenças entre as tecnologias e confira o três motivos para comprar uma TV 4K e três para comprar uma Full HD.
4K e Full HD: qual é a diferença?
A diferença entre a tecnologia 4K e a Full HD está no número de pixels que cada uma dessas resoluções consegue exibir. Em essência, um pixel é o menor componente de uma imagem digital, uma espécie de pequeno bloco de construção. Quando milhares ou até milhões desses pixels são agrupados, formam a imagem exibida em uma tela. A resolução, então, refere-se ao número total desses pixels. Quanto maior o número de pixels, maior será a nitidez e o detalhamento da imagem.
A resolução Full HD, também conhecida como 1080p, exibe uma resolução de 1920 x 1080 pixels. Isso implica que a tela contém 1920 pixels na horizontal e 1080 na vertical, totalizando cerca de 2,07 milhões de pixels. O “p” em 1080p representa “progressivo”, indicando que todas as linhas de cada quadro de vídeo são exibidas sequencialmente.
Já a resolução 4K, também chamada de Ultra HD ou UHD, apresenta uma resolução de 3840 x 2160 pixels. Isso é exatamente o dobro da resolução horizontal e vertical do Full HD, resultando em um total impressionante de cerca de 8,3 milhões de pixels — quatro vezes a quantidade de pixels do Full HD. Portanto, no geral, a qualidade de imagem de um display com essa tecnologia exibe uma imagem com menos definição.
No entanto, a diferença entre 4K e Full HD será mais perceptível em telas grandes, ou se o espectador estiver muito perto da tela. Em situações onde a tela é menor ou a distância de visualização é maior, a diferença pode não ser tão evidente. Isso se deve ao fato de que a capacidade de resolução do olho humano é limitada e, em determinadas condições, pode não discernir a diferença entre elas.
MOTIVOS PARA COMPRAR UMA TV 4K
1. Nitidez e clareza superiores
Com uma quantidade de 8,3 milhões de pixels, TVs com resolução 4K são capazes de exibir imagens com um nível de detalhe muito superior às tecnologias anteriores. Além disso, o contraste da imagem tende a ser melhorado, e, por isso, a sensação de profundidade dos conteúdos exibidos costuma ser maior. Por isso, quem procura por uma TV para recriar uma experiência de cinema em casa ou mesmo para assistir a filmes, séries e esportes na melhor qualidade possível fará uma boa escolha ao optar por uma TV 4K.
2. Cores mais vibrantes e vivas
Além da resolução em si, as TVs 4K apresentam outros recursos que colaboram para a qualidade superior da imagem. A maioria dos modelos 4K conta com tecnologias avançadas de cor, como o High Dynamic Range (HDR) e Wide Color Gamut (WCG), que permitem uma exibição mais ampla de cores e um nível de contraste aprimorado. O resultado são cores mais vibrantes e vivas, proporcionando imagens mais realistas e impactantes.
A maior resolução das TVs 4K também contribui para a melhoria na qualidade das cores. Cada pixel pode ser controlado individualmente, proporcionando uma graduação de cores mais precisa. Em outras palavras, a transição entre cores diferentes ou tons da mesma cor é mais suave na TV 4K. Isso significa que as cenas aparecem mais naturais e fluidas, com nuances sutis de cor e sombra mais perceptíveis, aprimorando a experiência visual e criando uma sensação de imersão mais profunda.
3. 4K é o padrão de resolução para conteúdos novos
A tendência atual do mercado de entretenimento é clara: o 4K é o padrão de resolução para novos conteúdos. Isso ocorre porque as empresas de produção de conteúdo, como os estúdios de cinema e os provedores de serviços de streaming, estão cada vez mais adotando a resolução 4K em suas filmagens e lançamentos. Assim, possuir uma TV 4K garante que você esteja pronto para aproveitar o melhor desses lançamentos, exibindo-os na resolução em que foram concebidos para serem assistidos.
Além disso, os jogos estão ganhando cada vez mais suporte para 4K, oferecendo gráficos incrivelmente detalhados e imersivos e, com isso, muitas fabricantes de TV já oferecem recursos específicos nos seus produtos voltados para jogos. Por isso, para os jogadores de console, uma TV 4K tende a entregar uma experiência muito mais imersiva.
MOTIVOS PARA COMPRAR UMA TV FULL HD
Embora as TVs 4K estejam ganhando cada vez mais popularidade, as TVs Full HD continuam sendo uma opção atrativa e relevante para muitos consumidores, especialmente devido ao seu preço mais acessível. Para exemplificar, uma TV Full HD de 43 polegadas da Aiwa aparece em oferta na Amazon Brasil por R$ 1.499, enquanto um modelo 4K da Samsung com o mesmo tamanho sai com desconto por R$ 1.999.
Esse preço mais baixo pode ser um fator decisivo para muitas pessoas que buscam atualizar suas televisões, mas não querem ou não podem investir na tecnologia mais recente. Além disso, muitas modelos Full HD possuem características modernas, como conectividade inteligente, tecnologia HDR e até mesmo sistema Dolby de áudio, como é o caso do modelo citado. Isso significa que, mesmo pagando menos, você ainda pode desfrutar de uma gama de recursos que melhoram sua experiência de visualização.
Gostou dos produtos? Compre aqui
2. Excelente para Ambientes Menores
Quando se trata de adaptabilidade a ambientes menores, as TVs Full HD têm uma boa vantagem competitiva. Como não têm uma quantidade menor de pixels na tela, essas televisões oferecem uma melhor experiência de visualização em displays menores. Por isso, a maioria dos modelos de TV Full HD do mercado costuma ser menor que a maioria das TVs 4K, que costumam ter como tamanho mínimo entre 40 e 55 polegadas.
Por isso, essas TVs são uma boa escolha para espaços pequenos, como quartos, escritórios ou cozinhas. Afinal, o tamanho ideal da tela de uma TV deve ser proporcional à distância de visualização — assistir a uma TV Full HD em uma sala grande pode, na verdade, resultar em uma experiência de visualização menos ideal, já que os espectadores estão muito longe da tela.
3. Todos os conteúdos disponíveis hoje são compatíveis com HD ou Full HD
Atualmente, é fato que todo o conteúdo de mídia está disponível em, pelo menos, resolução HD ou Full HD. Isso se deve ao fato de que a resolução Full HD foi o padrão dominante na indústria de entretenimento e da comunicação por muitos anos, sendo aplicado desde o cinema até as transmissões de jogos de esporte. Já o 4K, apesar de estar cada vez mais presente no mercado, ainda está presente em uma quantidade ínfima de conteúdos, se comparado ao Full HD. Assim, ao escolher uma TV Full HD, você pode ter certeza de que terá acesso a uma vasta biblioteca de conteúdo na resolução nativa da sua TV.
Além disso, ao contrário das TVs 4K, que usam tecnologias de upscaling para melhorar o conteúdo de menor resolução, as TVs Full HD podem exibir a maioria dos conteúdos em sua resolução original, evitando possíveis degradações na qualidade da imagem, que podem ocorrer quando o upscaling não é perfeitamente executado. Por isso, ao optar por uma TV Full HD, é possível garantir acesso a todo o conteúdo disponível atualmente, na melhor qualidade possível.
Seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV
Seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de julho de 2023.