A Apple pode desenvolver AirPods capazes de ler sinais biológicos como ondas cerebrais, de acordo com uma nova patente registrada pela empresa. O documento, aprovado no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos no começo de julho, detalha a tecnologia que utiliza eletrodos para medir a atividade elétrica cerebral do usuário. Na prática, o fone de ouvido poderia realizar eletroencefalografia, eletromiografia, eletro-oculografia entre outras medições. A nova patente corrobora as especulações de que a Apple estaria trabalhando para tornar os AirPods uma ferramenta de saúde.
De acordo com o novo registro, minúsculos eletrodos capazes de realizar a leitura dos biossinais seriam espalhados ao longo de todo o revestimento dos fones Bluetooth. Além disso, o texto aponta que os nano componentes podem precisar ser configurados para o ouvido de cada usuário, devido aos diferentes formatos e tamanhos que as orelhas podem ter. Isso pode ser necessário porque, em medições feitas a partir de eletroencefalografia, por exemplo, os eletrodos devem estar em contato constante com o corpo humano. O dispositivo também terá vários eletrodos ativos e de referência que podem ser ajustados para medir diferentes sinais biológicos.
📝 Qual é o melhor fone de ouvido Bluetooth? Comente no Fórum do TechTudo
As ilustrações da patente mostram que o usuário deve poder acionar a eletroencefalografia ou outras formas de medição com um único toque na lateral do dispositivo. Um sensor óptico no fone de ouvido também pode ser configurado para receber uma entrada do usuário para iniciar e/ou parar a medição dos biossinais.
Vale lembrar que, por se tratar de uma patente, não é possível prever quando ou se os AirPods receberão esse tipo de recurso. Além disso, como pontua o site especializado Gizmochina, a aplicação de sensores para a leitura de ondas cerebrais e outros biossinais requer autorizações de diversas agências reguladoras, o que poderia aumentar o tempo de desenvolvimento da novidade. No entanto, o registro, que sucede outra patente para a aplicação de sensores de temperatura e machine learning nos dispositivos, aponta para futuros AirPods com funções que devem ir muito além das encontradas em fones de ouvido comuns.
3 rotinas de casas conectadas que você deveria testar
3 rotinas de casas conectadas que você deveria testar