Uma nova patente concedida à Apple abre a possibilidade de que os futuros AirPods possam contar com sensores de movimento capazes de aprender gestos específicos de cada usuário a partir de machine learning. De acordo com o documento, repercutido nesta quinta-feira (18) pelo site especializado Apple Insider, os fones de ouvido passariam por um período de observação e aprendizagem dos movimentos do usuário por meio de diversos sensores. Após isso, seria possível controlar o acessório com gestos específicos de cada um.
Segundo a publicação, a patente poderia servir para qualquer tipo de eletrônico lançado pela Apple. No entanto, entende-se que os maiores beneficiados pela novidade devem ser os AirPods, que não possuem espaço suficiente para botões. Com a técnica, um dispositivo pode reagir como se tivesse uma superfície sensível ao toque, captando os movimentos do usuário.
Patente da Apple sugere que AirPods no futuro podem compreender gestos — Foto: Reprodução/Apple Insider
A patente com o nome “Reconhecimento de Gestos baseado em Aprendizagem de Máquina” abrange sensores de movimento, proximidade, temperatura e ópticos. De acordo com o documento, é possível que eles trabalhem em conjunto ou individualmente para “entender” o que um sinal do usuário quer dizer e realizar uma ação de resposta.
Com a tecnologia, a Apple poderia simular uma superfície sensível ao toque em seu fone de ouvido. No exemplo dado pelo site Apple Insider, o microfone dos AirPods poderia “ouvir” o contato do dedo com o aparelho para entender que houve um toque e acionar o comando, assim como o sensor óptico poderia ser capaz de perceber a ausência de luz quando o usuário cobre o acessório com a sua mão e assim realizar uma ação.
Tecnologia da Apple deve utilizar múltiplos sensores e aprendizagem de máquina para entender gestos de usuários — Foto: Reprodução/Apple Insider
Como os AirPods saberão que o usuário levou a mão até a altura de sua orelha apenas para coçá-la e não para pausar uma música? Neste ponto entra o chamado machine learning. Após um período de treinamento, o dispositivo será capaz de “entender” qual ação o usuário deseja realizar naquele momento, utilizando a combinação de dois ou mais sensores, trabalhando ao mesmo tempo.
Utilizando um princípio parecido, captando gestos do usuário com as mãos para realizar interações, a Apple também registrou uma patente na última semana que pode permitir que o usuário troque de canal em um dongle Apple TV apenas com o movimento do braço, ou de algum objeto em suas mãos. Desta forma, o usuário poderia utilizar qualquer objeto não eletrônico, como um livro ou até um pedaço de madeira, para ser o seu controle remoto, quando o usuário perder o acessório debaixo das almofadas.
Gostou dos produtos? Compre aqui
iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple
iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de julho de 2023.