Uma futura geração do MacBook Pro pode ganhar novas funcionalidades de touch 3D, semelhantes às presentes no iPhone. De acordo com uma nova patente registrada pela Apple, os próximos notebooks premium da marca podem contar com uma Touch Bar reformulada com função touch sensível à força. Isto quer dizer que o display poderia responder de diferentes formas a depender da pressão que o usuário colocar no toque. A patente também abre possibilidade para que a própria tela do MacBook ganhe funções touch, apesar de a empresa sempre ter resistido a esta ideia.
A patente, intitulada “Computing Device Enclosure Enclosing A Display And Force Sensors” (encapsulamento de dispositivo de computação que inclui uma tela e sensores de força, em tradução livre), sugere que a empresa está investigando a possibilidade de incluir telas sensíveis à força tanto na tela principal quanto em uma potencial “exibição secundária”. De acordo com o site especializado Apple Insider, esta exibição secundária, em particular, parece ser uma evolução da Touch Bar lançada em 2016.
Patente da Apple mostra a região 130, uma Touch Bar, e 150, a tela principal; ambas poderiam contar com touch 3D — Foto: Reprodução/USPTO
Os documentos da patente apontam que a nova exibição secundária seria capaz de funcionar como um mecanismo de entrada adicional ou auxiliar, possivelmente localizado acima da linha superior do teclado. Assim, a nova Touch Bar, além de reconhecer toques e deslizamentos como a versão anterior, seria capaz de detectar a pressão exercida pelo usuário. Quem trabalha com softwares como o Adobe Illustrator , por exemplo, poderia utilizar o recurso para ajustar a espessura dos pincéis apenas a partir da pressão do toque, por exemplo.
Além da possível nova Touch Bar, a patente da Apple abre a possibilidade de que o touch 3D também seja aplicado na tela principal do MacBook Pro. Muitos notebooks no mercado já contam com telas touch comuns, e alguns também com displays touch 3D, mas a Apple sempre se mostrou relutante na questão. Com a patente, a empresa deixa claro que está testando novas formas de oferecer uma experiência de usuário mais intuitiva e responsiva.
Vale lembrar que o registro de patentes não necessariamente significa que o produto será, de fato, lançado. Muitas empresas registram ideias que acabam nunca saindo do papel, então as informações deste texto devem ser tratadas apenas como especulações.
O MacBook Pro é vendido atualmente diferentes versões. A opção mais simples da geração, com chip M2, custa R$ 11.699 na Amazon. Já a versão com o processador M2 Pro é vendida por a partir de R$ 22.599 no site da varejista.
Com informações de Apple Insider
Gostou dos produtos? Compre aqui
iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple
iPhone 14: veja sete fatos sobre o celular da Apple
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de julho de 2023.