Fones de ouvido são aparelhos cada vez mais indispensáveis ao dia a dia moderno. Por conta disso, na hora de adquirir um modelo, é importante que o consumidor evite alguns tipos de fones para não ter dor de cabeça no futuro. Este cenário é resultado da constante evolução do uso dos dispositivos que demandam requerimentos básicos. Alguns recursos tornaram-se populares nos últimos anos e marcaram avanços na qualidade do produto.
Desta forma, o consumidor deve evitar alguns perfis de fones de ouvido. Por exemplo, fones sem o recurso de cancelamento de ruído podem não ser ideais para usuários que vivem em cidades grandes. Já fones com Bluetooth antigo podem ocasionar problemas de conexão com dispositivos periféricos. Confira a seguir, esses e outros tipos de fones de ouvido que você não deve comprar para não se arrepender depois.
📝 Fone de ouvido Bluetooth conecta, mas não sai som? Veja soluções no Fórum TechTudo
Fones sem cancelamento de ruído
Considerando que quanto menos interferência de barulhos externos, melhor é a experiência da audição, o recurso cancelamento de ruído é cada vez mais indispensável, principalmente para usuários que vivem em grandes cidades. Essa funcionalidade faz uso de microfones embutidos para criar ondas sonoras inversas que cancelam ou reduzem ruídos externos, proporcionando uma escuta mais imersiva.
Fones de ouvido sem cancelamento de ruído dependem do isolamento passivo, que não oferece proteção contra sons externos. Isso pode afetar a qualidade do áudio, já que o ruído do ambiente pode interferir na sua experiência musical, especialmente em locais barulhentos. Então, se você precisar se concentrar em um ambiente com muito barulho, como escritórios movimentados ou transporte público, fones sem cancelamento de ruído podem não ser a melhor opção.
A evolução dos fones de ouvido pode fazer com que dispositivos que usem fios representem diversos inconvenientes. Por exemplo, a presença do cabo limita a liberdade de movimento. Você fica restrito a uma área específica em relação ao dispositivo de áudio, o que pode ser incômodo, especialmente durante atividades físicas ou quando você precisa se mover bastante. Pessoas que utilizam aparelhos wireless, também não passam por aquela situação de ter que desembaraçar fios constantemente.
Além disso, fones de ouvido com fio podem ser danificados com facilidade, seja por dobras frequentes, puxões ou outros tipos de uso diário. Isso pode levar à perda de áudio em um ou ambos os lados dos fones, exigindo reparos ou substituição.
Fone com Bluetooth antigo
A constante atualização é fundamental atualmente. Quando o assunto é Bluetooth isso não é diferente. A tecnologia está por trás da conexão sem fio da maioria dos fones de ouvido com os demais dispositivos. Lançado em 1998, o Bluetooth já passou por diversas atualizações, que representaram evoluções gradativas no que diz respeito ao alcance, eficiência energética e transmissão de áudio em tempo real.
Dessa forma, se o consumidor optar por adquirir um fone de ouvido com um Bluetooth desatualizado, pode ter problemas de compatibilidade com celulares e tablets mais recentes. A qualidade do áudio também pode ser afetada por isso, uma vez que a tecnologia é a responsável por levar o som do aparelho para o fone. Além disso, Bluetooth mais antigo pode ser menos estável, apresentando maior probabilidade de desconexões intermitentes, interferências ou latência no áudio.
Adquirir fones de ouvido sem garantia pode apresentar vários problemas potenciais. Isso acontece porque fones de ouvido são dispositivos delicados e estão sujeitos a possíveis falhas de funcionamento, como problemas de áudio em um dos lados, mau contato nos fios, falhas nos controles ou na conectividade (no caso de fones sem fio). Sem uma garantia, você pode ter que arcar com os custos de reparo ou substituição em caso de problemas, o que pode ser caro, dependendo do dispositivo.
A presença da garantia no produto também transmite um aspecto de confiabilidade no produto. Uma vez que dispositivos de baixa qualidade e falsificados geralmente não desfrutam dessa vantagem. Além disso, fones de ouvido sem garantia podem não estar conforme regulamentações de segurança ou qualidade, o que pode representar riscos à segurança do usuário, como problemas relacionados à saúde auditiva.
Fones de ouvido sem resistência à água
A resistência à água em fones de ouvido é caracterizada pela presença dos certificados IP67 e IP68 entre as especificações do dispositivo. Essas siglas referem-se aos níveis de proteção contra água e poeira que pode ter um dispositivo. Ao optar por comprar um fone de ouvido sem qualquer uma dessas especificações, o usuário é obrigado a limitar o uso do dispositivo ou pode estar sujeito a danificá-lo.
Fones de ouvido que não possuem resistência à água podem, por exemplo, ser danificados facilmente se expostos à umidade, seja por suor durante atividades físicas, respingos de chuva ou acidentes ao manuseá-los próximo à água. A umidade pode penetrar nos componentes eletrônicos e causar mau funcionamento ou falhas no dispositivo. Além disso, mesmo que exposto a pequenas quantidades de umidade, com o passar do tempo os componentes internos do fone são atingidos pela corrosão de maneira mais fácil.
Fones de ouvido sem marca ou falsificados
Fones de ouvido sem marca ou falsificados geralmente são produtos de qualidade inferior, fabricados sem os padrões de qualidade ou segurança adequados. Eles podem ser encontrados em mercados informais, sites de comércio eletrônico não verificados ou vendedores não autorizados, muitas vezes a preços muito baixos em comparação com os produtos originais.
Optar por produtos de marcas reconhecidas oferece maior confiabilidade, melhor qualidade sonora e segurança, já que são fabricados conforme os padrões estabelecidos, além de fornecerem garantia e suporte em caso de problemas, garantindo uma experiência auditiva mais satisfatória e segura.
Com informações de Cashify
🎥 Echo Buds: o fone de ouvido da Amazon vale a pena?
Echo Buds: o fone de ouvido da Amazon vale a pena?